terça-feira, 2 de dezembro de 2014

As moças da vida

                Não imagino Deus como um velhinho de barba branca com túnica azul-clara. Eu sinto que existe uma energia que move o mundo e essa energia me ajuda a perceber as coisas boas da vida, essa percepção acolhe minha alma e faz de mim uma pessoa melhor.
           Certo dia, fui ao dentista e passei pela  Praça da Liberdade, o canteiro da Praça repleto das rosas,  fiquei maravilhada com as cores, a beleza e a perfeição das flores. Deus existe! Nessas horas tenho certeza disso. Deus está dentro de mim, é parte de mim, e quando eu consigo ver uma rosa e me sentir feliz e agradecida, sei que é a minha parte divina se manifestando.
            Saí do dentista, atravessei a Avenida Brasil e entrei numa padaria. Sentei no balcão e a moça do outro lado sorriu pra mim,  deu um bom dia caloroso e disse: o que vai querer minha querida? Tem pão de queijo fresquinho, quer um? Ou você prefere um pastel que acabou de sair? Pode sentar, fique à vontade.
            Olhei pra moça ressabiada, com cara de elevador. Fiquei espantada com tamanha educação e agradeci por ela existir, por ela sorrir pra mim, por ela me acolher. Fui servida e fiquei observando, ela tratava todos que chegavam ao balcão de uma forma tão carinhosa que me emocionou. O meu vizinho de banco foi chamado pelo nome e ao conversar com ele, descobri que ele era freguês antigo e perguntei a ele se a "moça-sorriso" era sempre assim, ele disse que em muitos anos como frequentador da padaria somente um dia a viu cabisbaixa, foi quando a mãe dela morreu.
Meu pão de queijo estava delicioso e o café também, mas a comida é reflexo da atenção da moça com os clientes. Delícia é ser tratada com educação e respeito. Não sei o nome dela, não sei onde mora, e nem o que faz. Mas sei que assim como eu, ela tem problemas infinitos, porém ao acordar todas as manhãs, ela escolhe sorrir pra vida e para os clientes. Ela fez o meu coração vibrar.
            Outra moça que conheço que me encanta, é caixa do Banco Itaú, na Raja Gabaglia. Fico na fila esperando ser atendida e ela sempre me atende sorrindo, a energia dela é tão boa e ela é tão educada que dá vontade de ficar perto dela. Uma vez eu disse isso a ela, e ela respondeu que a vida não tem sentido se nos deixarmos ser contaminados pelos problemas, disse-me que os problemas existem, mas eles são mais fáceis de se resolver quando estamos sorrindo.
            Assim como a moça da padaria e a moça do Itaú, existem um monte de moças e moços nessa  vida que são pontos de luz. Essas pessoas equilibram as energias do mundo.
Há opções em nossas vidas, porque temos o direito de escolher como vamos nos comportar diante dos percalços diários. Abro os olhos todos os dias e posso traçar o meu destino. Sorrir ou chorar? Brigar ou amar? Agradecer ou reclamar? É uma escolha. Eu escolho procurar ser uma moça da vida e  vender meu sorriso, minha cordialidade e meu respeito em troca de um mundo melhor.
 
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil



Tim e Vanessa
Composição: Gladston / Tim

Olha o mundo a tua volta
Mas não te esqueças de ti
Tens a força das árvores
A beleza das flores
A pureza das águas e muito mais ...
Tu tens a importância do sol
E o encanto da luaA liberdade dos pássaros
O poder das sementes
A fluidez dos ventos e muito mais...
Tu és mais que matéria
Que atração e sensação
Que instinto e mecânica
Não ignores a força que nos faz especiais
Rega-te flor, acende-te sol
Fortalece-te tronco
Purifica-te água, liberta-te pássaro
Flui-te ó doce vento
Voa em ti, sê pelos seres
Sê deus prá eles, quanto Deus é para ti

Liberdade

Liberdade
Pés no chão e liberdade mental